promessas

Os 120 leitos prometidos para o Hospital Regional em 2020 ainda não são realidade

"A secretária (estadual de Saúde Arita Bergmann) reforçou a promessa do Estado de, neste ano (2020), ter um total de 130 leitos dentro do (Hospital) Regional". O trecho foi publicado no Diário no dia 28 de abril de 2020. Na mesma reportagem, a meta do governo estadual era, em 2021, chegar a 198 leitos (168 clínicos e 30 de UTI). Quase um ano depois, a pandemia de coronavírus ganhou força no país, ceifou a vida de 13 mil gaúchos, superlotou os hospitais do Rio Grande do Sul e impôs restrições duras para frear o contágio. Nesta semana, mais 10 leitos clínicos serão abertos no Regional, totalizando 80, sendo 30 de UTI e 50 clínicos.

A meta do Estado para o ano passado não se confirmou, e, apesar de 2021 ainda não ter fechado o primeiro trimestre do ano, o objetivo parece estar distante do planejado. Inicialmente, o Regional seria inaugurado para as especialidade de cardiologia, neurologia e clínica geral. A pandemia travou os planos, mas impulsionou a abertura de leitos na instituição, tornando-o, neste momento, exclusivo para o tratamento da Covid-19.

Questionada por três vezes sobre o não cumprimento dos prazos para a abertura de leitos no Regional, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) limitou-se a encaminhar release sobre a ampliação da estrutura hospitalar em todo o Rio Grande do Sul, mas não especificamente sobre o Regional; afirmou que "no momento, não temos fontes disponíveis para entrevista. Destacamos que a agenda está sobrecarregada e a equipe técnica da SES está com os esforços voltados ao planejamento e execução de ações que contribuam e ajudem a superar os danos causados pelo agravamento da pandemia de Covid-19 no RS"; e, por fim, encaminhou informações sobre a abertura dos novos 10 leitos clínicos que começarão a operar nesta semana na instituição.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) lembrou que o planejamento inicial de abertura de leitos no hospital era antes da proliferação do vírus, e que, infelizmente, o coronavírus exigiu readequações. No entanto, o chefe do Executivo municipal afirma que, ao fim da pandemia, pelo menos 150 leitos estarão garantidos: 30 de UTI e 120 clínicos para atender as especialidades inicialmente previstas. Os recursos, destaca Pozzobom, estão garantidos desde 2019, quando o governo federal liberou R$ 36,6 milhões para equipar o hospital:

_ O Hospital Regional de Santa Maria veio para ficar. A pandemia acabou com os planos iniciais, mas teremos os 120 leitos abertos. Está garantido.

IDAS E VINDAS

Não é de hoje as idas e vindas do Hospital Regional. O complexo hospitalar tem 20 mil m², levou 15 anos entre a idealização, construção e entrega à sociedade a um custo de R$ 70 milhões.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ação voluntária leva lanche e mensagens a profissionais do PA Anterior

Ação voluntária leva lanche e mensagens a profissionais do PA

Mais de 128 vagas de emprego e estágio para esta terça-feira Próximo

Mais de 128 vagas de emprego e estágio para esta terça-feira

Geral